Sobre Dr. Eduardo Cardoso Braga
Educação
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2005
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Comunicação e Semiótica
Doutorado
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - São Paulo Em sua longa trajetória de 45 anos como promotora de investigações sobre fenômenos e processos comunicacionais, a Comunicação e Semiótica tem registrado repercussões na sociedade civil, em termos de impacto intelectual, cultural e artístico, como, por exemplo, na formulação de políticas culturais e de acesso à cultura e às artes e na disseminação de saberes técnicos, com projeção nacional e internacional, tanto em setores públicos como privados. São muitos os profissionais que buscam a Comunicação e Semiótica para desenvolver suas pesquisas, dentre eles professores universitários de diversas áreas de conhecimento, bem como jornalistas, curadores, artistas, fotógrafos, coreógrafos, cineastas, gamers, youtubers, profissionais da moda, escritores, ativistas do terceiro setor, publicitários, profissionais de marketing, profissionais da educação fundamental, produtores culturais, advogados, antropólogos, sociólogos entre outros.
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2000
Universidade de São Paulo - FFLCH
Mestrado em Filosofia
O vínculo entre o ambiente internacional de pesquisa e a pós-graduação em filosofia é condição de sua excelência, na origem e para a persistência de seus valores. A internacionalização do PPG em Filosofia baseia-se numa diretriz comum às subáreas de pesquisa. Embora heterogêneo, o Programa observa parâmetros comuns, consoantes às exigências próprias a um ambiente internacional. A unidade subjacente decorre da articulação entre dois traços principais: capacidade analítica de temas específicos e renovação do conhecimento em história da filosofia. As pesquisas de natureza “histórica” (filosofia antiga, medieval, moderna e contemporânea) estão essencialmente aliadas a pesquisas de teor “temático”: metafísica, ética (e bioética), teoria das ciências humanas, lógica, filosofia da ciência, filosofia política, ou estética. O intercâmbio permanente com colegas e universidades de alcance internacional promove e requer uma agenda filosófica viva. As pesquisas devem combinar o rigor da reconstrução conceitual de teses e teorias com a análise atualizada, à luz tanto de problemas contemporâneos, como do “estado da arte” internacional. Nem a ênfase em “história da filosofia” resulta em mero trabalho de antiquário, nem a ênfase temática se degrada em opinião ilustrada. Essa diretriz geral é traduzida em duas espécies de aliança: 1) Entre as subáreas de pesquisa especificamente filosóficas (históricas e/ou temáticas). Por exemplo, a pesquisa em ética é articulada ao trabalho atualizado sobre a ética de Aristóteles ou sobre debates contemporâneos de identidade, raça e gênero; a filosofia da ciência, com lastro em lógica e epistemologia, igualmente dialoga com a filosofia política e a construção de valores. 2) Entre disciplinas filosóficas e outras áreas: o padrão internacional requer e promove o consórcio entre a filosofia e as ciências “duras” ou exatas, bem como entre a filosofia e pesquisas em matemática (a exemplo de lógica formal e lógica modal), psicologia, biologia (relação corpo-mente), artes (música, artes visuais e literatura), e ciência política (estudos sobre republicanismo, por exemplo). Exemplos maiores de parcerias e financiamentos internacionais vigentes, num largo espectro de cotutelas (majoritariamente com a Sorbonne), mobilidade docente e mobilidade discente (com financiamento da CAPES – PDSE e da FAPESP), são acordos com as Universidades Humboldt (Alemanha) e Princeton (EUA).
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1990
Universidade de São Paulo - FFLCH - Bolsa da CAPES
Iniciação Científica : Ética e Filosofia Política
A Iniciação Científica é uma atividade de graduação cuja principal característica é o trabalho orientado por um professor, tendo em vista especificamente a elaboração de uma monografia como instrumento de aprendizagem dos procedimentos de pesquisa. Como nas demais situações de orientação, o vínculo entre o orientador e o orientando é pessoal e pode ser estabelecido por iniciativa de ambos, inclusive com solicitação de bolsa às Agências de Fomento com o aval do orientador. O Programa de Iniciação Científica do Departamento de Filosofia, por sua vez, tem como objetivo facilitar o acesso dos estudantes à orientação por meio de um processo de seleção específico. Em geral, participam da Banca de Seleção, além do Coordenador de Iniciação Científica e do Tutor do PET, professores representantes das quatro grandes áreas do Departamento de Filosofia: História da Filosofia; Lógica, Filosofia da Linguagem e Filosofia das Ciências; Estética e Filosofia da Arte; Ética, Filosofia Política e Teoria das Ciências Humanas.
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1990
Universidade de São Paulo - Departamento de Filosofia
Bacharel em Filosofia
O curso tinha como objetivo formar professores e pesquisadores na área da filosofia e ciências humanas. O bacharelado em filosofia visa a uma formação técnica e crítica do aluno, por meio do estudo aprofundado da História da Filosofia e dos temas que são os eixos da reflexão filosófica, tanto os legados pela tradição, quanto os vinculados às questões contemporâneas. Ao longo do bacharelado, o aluno pode optar por realizar também a licenciatura, cumprindo disciplinas específicas relativas ao ensino de filosofia.
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1984
Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP
Licenciatura Plena em Educação Artística
O curso tinha como função principal a formação de professores para o ensino colegial com o objetivo de desenvolver a criatividade e inovação. Também formava artistas visuais profissionais que ainda estão em atuação no mercado de arte. Para atingir esse objetivo tinhamos aulas de desenho, pintura, teoria da arte, teoria da cor, história da arte, os diversos tipos de gravura, design, escultura, fotografia e outros.
Experiência
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2001 - 2019
Serviço Nacional do Comércio de São Paulo - SENAC / SP
Professor Doutor Universitário do Centro Universitário Senac - Campus Santo Amaro
Professor Universitário, participou do projeto de criação de vários cursos destacando-se os de Bacharelado em Design e Tecnólogo em Multimídia. • Ministrou aulas em diversos cursos cujos objetivos estavam em acordo com a Missão da Instituição, bem como em sua filosofia pedagógica do “aprender a aprender”. • Entre as disciplinas que mais atuou, podemos citar: Análise e produção de material publicitário, Filosofia, Sociologia, Comunicação e Expressão, Retórica, Metodologia da Pesquisa Científica, Teoria da Comunicação e História da Comunicação Gestão de Projetos de Design (Experiência do Usuário). História da Arte. • Orientou projetos de \"Trabalhos de Conclusão de Curso\" (TCC), bem como participou em bancas de avaliação e análise de projetos orientados por outros professores. • Orientou Projeto de Iniciação Científica, sendo alguns premiados e contemplados com bolsa de estudo do Conselho Nacional de Pesquisa (Cnpq). • Líder da pesquisa na área de Comunicação e Artes.
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2017 - 2017
Fundação Armando Álvares Penteado - Curso de Especialização em Design
Professor Universitário - Curso de Especialização em Design
Março 2017 - Dezembro 2018 Fundação Armando Álvares Penteado - São Paulo • Lecionou aulas como professor convidado (sem vínculo empregatício) para o curso de especialização em Design. • Ministrou os cursos de Antropologia do Design; Filosofia e Fenomenologia do Design e da Arquitetura.
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2001 - 2004
Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo
Professor Universitário da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo
Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo • Professor na Faculdade de Comunicação e Artes • Lecionou Gestão e Criação de projetos de Comunicação para os cursos de Publicidade e Propaganda, Design e marketing. • Orientou \"Trabalhos de Conclusão de Curso\" (TCC), bem como participou de bancas para análise e avaliação dos TCCs dos alunos.
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1984 - 1995
Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura
Orientador Artístico - Secretaria de Estado da Cultura - Concursado
Orientador Artístico e Arte-educador em diversos Museus da Cidade de São Paulo.
Portfólio
Honras e prêmios
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2018
Premio Pesquisa em Design
Conquistas • Formação de mais de mil alunos com competência, competitividade no mercado e sucesso profissional • Publicação em revistas científicas de prestígio nacional e internacional • Prêmio dos 10 melhores artigos e apresentação no 18. Pesquisa em Design com o tema do design ecológico Atividades e prêmios • Trabalho na formação de uma sociedade mais humana, justa, com participação dos cidadãos na escolha de seus rumos, bem como o prazer e bem-estar que a capacidade de pensar e saber expressar-se proporciona ao ser humano, como condição própria de sua sobrevivência e possibilidade de se transcender (perfectibilidade, melhora e busca pela excelência)